Nosso Patrono



Berilo Wanderley, nasceu em 21 de abril de 1934 em Natal. Foi poeta, cronista e boêmio de alma leve e viajeira, uma espécie de símbolo atenuado de sua geração.
Viveu calmamente, aproveitamento boa parte do tempo que lhe sobrava da vida diária nos jornais em que trabalhava, na função pública de promotor que ocupava, na cátedra da faculdade em que ensinava, na tarefa de criar e educar, ao lado de Maria Emília, os quatro filhos do casal.
Foi um homem que cultivou, acima de tudo, os bons princípios e a lealdade.
Berilo passou rapidamente pelo rádio natalense, mas dedicou-se, de fato, à imprensa, desenvolvendo sua atividade jornalística em jornais como “Tribuna do Norte”, “Diário de Natal” e “A República”.
Em Natal, Berilo Wanderley foi um dos primeiros a entender a mensagem cinematográfica projetada na tela. Era no cinema que se buscava inspiração para aceitar as transformações que chegavam  através de filmes, fator principal de influência na mudança de hábitos e renovação de costumes.  São de Berilo as melhores crônicas sobre cinema publicadas em Natal nos anos sessenta e setenta.